Osho Information & Festival Center

Provocando o sagrado em cada ser!



Ícones do Brasil

Idiomas

 

Os Festivais de Meditação

 

“A meditação não é uma religião nem uma crença, é a ciência interior. Aprender a estar em silêncio, observar, ser uma testemunha; Aprender que não é a mente mas algo que está fora: A consciência”

"Nem suas roupas, nem suas disciplinas externas nem nada que foi dado a você por qualquer tradição e você tem aceitado apenas por crença, vai te ajudar.A única coisa que pode criar uma revolução em você é a que vai além da mente para dentro do mundo da consciência. Exceto isto nada é religioso."

Osho,

The Last testament - Vol 6
Chapter 15

 Meditações Ativas

Meditação Dinâmica

Este método de uma hora, é feito pela manhã bem cedo, é uma maneira poderosa de começar o dia com um pouco mais de cobrança. Serve como válvula de escape para as tensões e emoções reprimidas e vai lhe dar muito mais energia!

A Meditação Dinâmica dura uma hora e tem cinco estágios. Você poderá praticá-la sozinho, mas a energia é mais poderosa se praticada em grupo. Trata-se de uma experiência individual; portanto você deve ignorar quem estiver à sua volta, mantendo os olhos fechados o tempo todo, de preferência usando uma venda. É melhor estar com o estômago vazio e usar roupas folgadas e confortáveis.

Meditação Kundalini

Esta é a irmã mais amada da Meditação Dinâmica. A Dinâmica é praticada ao amanhecer e a Kundalini ao anoitecer. A Kundalini não é realmente uma meditação, mas apenas uma preparação. Você está preparando seu instrumento. Quando ele estiver pronto, então você ficará em silêncio, a meditação começará e você ficará completamente presente.

 

Meditação Nadabrahma

A Nadabrahma é uma antiga técnica tibetana que, originalmente, era praticada de madrugada. Ela pode ser feita a qualquer hora do dia, e você pode praticá-la sozinho ou com outras pessoas, mas esteja com o estômago vazio e mantenha-se inativo durante pelo menos quinze minutos após a meditação. Ela tem duração de uma hora e se divide em três estágios.

Humming é a vibração audível das cordas vocais através do som "ummmm', mantendo os lábios encostados um no outro e a língua imóvel. O praticante inspira profundamente e, durante toda a expiração, desencadeia esse som na altura que lhe for mais agradável, mas sempre audível. A tendência é essa vibração das cordas vocais se irradiar para o pescoço, cabeça e outras partes do corpo.

 

Meditação No-Dimensions

Este é um método poderoso para centrar nossa energia no Hara – a área exatamente abaixo do umbigo. Ela está baseada numa técnica Sufi de movimentos para a conscientização e integração do corpo. Por ser uma meditação Sufi, esta é livre e não-séria. De fato ela é tão não-séria que você pode até mesmo sorrir enquanto a pratica.

Esta é uma meditação de três estágios com uma hora de duração. Durante os primeiros dois estágio os olhos permanecem abertos mas não focados em coisa alguma. Durante o terceiro estágio os olhos ficam fechados.
A música, criada especificamente para essa meditação, começa lentamente e vai gradualmente ficando cada vez mais rápida como uma força enaltecedora.
 

Meditação Vipassana

A Vipassana está baseada na percepção da respiração; portanto cada inspiração e expiração devem ser observadas a partir de qualquer sensação que seja mais claramente percebida, nas narinas, na área do estômago, na área do plexo solar. Vipassana não é concentração, e o objetivo não é permanecer observando a respiração o tempo todo. Lembre-se: não se espera que nada de especial aconteça. Não existe sucesso nem fracasso, nem existe nenhum aperfeiçoamento.

 

Meditação Mandala

Esta é outra técnica poderosa que gera um círculo de energia, resultando num centramento natural.

Com os olhos abertos corra sem sair do lugar, comece devagar e gradualmente, vá cada vez mais rápido. Eleve seus joelhos tanto quanto possível. Respirando profunda e uniformemente irá movimentar a energia interior. Esqueça a mente e o corpo. Continue indo...

Sente-se com os olhos fechados e a boca aberta e relaxada. Gire suavemente seu corpo a partir da cintura como uma haste balançando ao vento. Sinta o vento lhe balançando de um lado para o outro, para frente e para trás. Isso guiará sua energia desperta para o centro do umbigo.

Deite-se de costas, com os olhos abertos e a cabeça imóvel, movimente os olhos no sentido horário. Deixe seus olhos girarem totalmente em suas órbitas, como se você estivesse seguindo um grande relógio, tão rápido quanto possível. É importante que a boca permaneça aberta e a mandíbula relaxada com uma respiração suave e uniforme. Isso irá trazer as energias centradas para o terceiro olho.

Feche seus olhos e fique quieto.

Meditação Gourishankar

Esta técnica consiste em quatro estágios de quinze minutos cada. Os primeiros dois estágios preparam o meditador para o latihan espontâneo do terceiro estágio. Osho disse que, se a respiração for feita corretamente no primeiro estágio, o dióxido de carbono na corrente sanguínea fará com que você se sinta tão elevado como o Gourishankar (Monte Everest).

Meditação Chakra Breathing

A técnica Chakra Breathing pode ajudar você a se tornar consciente e experenciar cada um dos sete chakras. Esta técnica é ativa, usa respiração rápida e profunda; e movimento do corpo acompanhado por sons, músicas para abrir e trazer consciência e vitalidade aos chakras. A técnica capacita-o a trazer o silencio e a vitalidade na sua vida diária.

Meditação Chakra Sound

Esta meditação utiliza-se de sons vocais feitos pela pessoa, juntamente com a música para abrir e harmonizar os chakras enquanto traz a consciência deles. Esta meditação irá lhe trazer profundidade, calma, o silêncio interior, através dos sons emitidos por você, ou apenas ao ouvir os sons que se formam dentro de você. Esta meditação pode ser feita a qualquer momento.

Meditação Whirling TM

"O Giro Sufi é uma das técnicas mais antigas, uma das mais vigorosas. Ela é tão profunda que mesmo uma simples experiência pode lhe tornar totalmente diferente. Gire com os olhos abertos, assim como as crianças pequenas giram, como se seu ser interior tivesse se tornado um centro e todo seu corpo fosse como uma roda, movendo-se, como um torno de oleiro, movendo-se. Você está no centro, mas o corpo todo está se movendo."

Meditação Nataraj

Nataraj é dança em forma de meditação total. São três estágios, com duração completa de 65 minutos.

Meditação Noturna

(Evening Meeting ou Robes Brancos)

A arte da meditação é a arte de ouvir com todo o seu ser

"Se aprendermos como ouvir corretamente, teremos aprendido o segredo mais profundo da meditação".

A função principal dos discursos de Osho é de fornecer um caminho facilmente acessível para aprender essa arte de ouvir. Uma oportunidade de experienciar, "o silêncio nem nenhum esforço," a chave para trazer uma consciência afiada para a sua vida diária.

 

 

Cursos & Mystic Rose - Multiversity Plus

Este pacote é para quem já sabe o que quer fazer em termos de cursos e como quer participar na OSHO MUltiversity durante sua estadia.

Inclui:

  • Acomodações em apartamento de solteiro
  • Seu passe de entrada no Resort de Meditação
    (Isso inclui todas as meditações no Osho Auditório e no Chuang Tzu, e as aulas ao ar livre no Jardim do Buda - Buddha Grove)
  • Um serviço de orientação do programa para ajudar você a tirar o máximo proveito de sua estadia
  • Participação no processo da OSHO Mystic Rose, ou o equivalente a 12 dias completos de cursos na OSHO Multiversity
  • Um serviço de orientação do programa para ajudar você a tirar o máximo proveito de sua estadia

 

Bem vindo ao Osho Brazil in Índia

Nossa equipe está feliz por lhe dar as boas vindas para a noosfera da meditação e celebração.

Agradecemos sua presença neste encontro, juntando-se a nós, nesta energia humana de buscadores com vibração cósmica e divina.

A realização deste evento se deve à iniciativa do OIMR - Osho International Meditation Resort, ao encorajar a realização de eventos com o nome de Osho Festival em diversas partes do mundo.

Nós somos uma equipe de sannyasins que se reuniu no OIMR em Poona - Índia em Janeiro e Fevereiro de 2010, decidindo dar início a este novo movimento, agregando mais algumas pessoas na caminhada que voluntariamente se dispuseram a trazer uma experiência diferente do que se conhece por aqui, com o foco nas técnicas de meditação criadas por Osho.

O Osho Festival é baseado em um modelo estruturado de técnicas de meditação e trabalhos de crescimento desenvolvido há algumas décadas por Osho na sua escola de mistérios  na Índia, lugar visitado por em torno de 20000 pessoas por ano.

Estaremos juntos compartilhando de um amplo trabalho de expansão da consciência, de silêncio e meditação. Para tanto, algumas considerações e o respeito ao programa virão facilitar o trabalho de cada um em um evento deste tipo.

Durante os dias que estiverem conosco estaremos trabalhando com dedicação e carinho para que você tenha todo o conforto e o encorajamento de forma a experienciar as técnicas Osho Meditações Ativas, as aulas, os grupos e workshops e outras atividades meditativas do programa.

Para participar destas atividades não é necessário ter experiência prévia em meditação, você será guiado por nossos facilitadores. Todas as explicações necessárias para o bom desempenho da prática serão fornecidas antes de cada uma das meditações a cada horário.

Teremos também a oportunidade de reunir as pessoas interessadas em saber mais dos benefícios das diversas técnicas.

O QUE TRAZER

PARA AS MEDITAÇÔES

Diurnas

Para as meditações diurnas que se tenha vestimentas nas cores bordô (cor mais escura que o vinho), essa cor ajuda a criar durante o dia uma energia de campo de Budas em um ambiente meditativo, de observação e presença.

O Osho International Meditation Resort tem disponíveis robes na Galeria que podem ser comprados, bem como, acessórios, meias, cadeiras de meditação, tapetes, etc...

As roupas de muitos contrastes ou coloridas para as celebrações, shows, etc.

Roupas leves e confortáveis, que possa sentar, dançar, pular, vibrar.

É importante trazer um tapete de meditação, uma toalha e almofada.

Meditações Noturnas

Trazer roupas nas cores brancas para as meditações  noturnas (Evening Meetings). A roupa branca é importante para criar uma atmosfera de tranqüilidade, silêncio e integração, e sentimento de dissolução na energia.  

PONTOS A SEREM OBSERVADOS 

Você receberá no local um folder com toda a programação do tempo de estadia, uma manhã de boas vindas e muito mais, por favor observe com atenção os horários de cada meditação. Convém assegurar-se de chegar a tempo, no mínimo 10 minutos antes e permanecer no local até o final.

EM QUE PAÍS  ESTAREMOS?

ÍNDIA

Língua: Inglês e Hindi  (além dos dialetos)
Religião: Hindu, Muçulmana, Cristã, e outras
Clima: Temperatura média de 25°c nesta época é mais quente.

Documentação: É necessáro visto para brasileiros, como também, é necessário vacina contra febre amarela. (veja abaixo)

O Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) comprova a vacinação contra a febre amarela. Sua apresentação tem sido uma exigência para os viajantes que se deslocam de um país considerado endêmico para este doença para países não endêmicos mas que tenham infestação pelo mosquitos transmissores da Febre Amarela.

O viajante deverá ser vacinado no mínimo 10 dias antes de sua viagem para estar protegido contra a febre amarela. Essa vacina terá validade de 10 anos, devendo ser novamente administrada após 10 anos se houver risco de nova exposição.

Obs.: A validade do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) corresponderá ao tempo de validade da vacina.

Encontre:
- Serviços de Vacinação Privados credenciados, acessando a Lista atualizada.
- Postos de Vacinação do SUS, acessando os sítios das Secretarias de Saúde dos Estados.

Onde conseguir o certificado
No momento da vacinação, o viajante receberá o Cartão Nacional de Vacina, válido apenas no Brasil. Para realizar a troca do Cartão Nacional de Vacina pelo CIVP, o viajante deverá procurar os Centros de Orientação ao Viajante da ANVISA em portos, aeroportos e fronteiras, com:

• Cartão Nacional de Vacinação preenchido corretamente, nome, fabricante e lote da vacina, data da vacinação, assinatura e nome do vacinador e identificação da unidade de vacinação;
• Documento de identidade oficial com foto.
• Para menores de idade é necessária a apresentação da Certidão de Nascimento;
• A emissão do CIV pela autoridade sanitária estará condicionada a assinatura do viajante.

Encontre um dos Centros de Orientação ao Viajante da ANVISA.

O que fazer um viajante impedido de tomar a vacina contra a febre amarela?
O Viajante que não puder receber a vacina contra febre amarela por orientação médica, deverá procurar um posto da ANVISA em portos, aeroportos e fronteiras para receber o Certificado de Isenção de Vacinação (CIV). A validade desse certificado será estipulada pelo profissional médico.

Para a emissão do CIV a autoridade sanitária exigirá do viajante:

• Documento de identidade com foto.
• Atestado médico onde conste o nome do viajante e o motivo da contra-indicação para o recebimento da vacina contra febre amarela, com o carimbo do médico (nome e CRM) e assinatura.
• A folha do atestado médico deverá conter os dados do consultório do profissional médico como: endereço completo, telefone, nº. do CRM e CPF.

Viagem com Saúde - Um serviço sanofi-aventis
Av. Major Sylvio de Magalhães Padilha, 5.200 - Edifício Atlanta - Condomínio America Business Park
Jardim Morumbi - São Paulo - SP - CEP: 05693-000 / SAC: 0800-7030014 (de 2ª à 6ª feira das 9 às 17 hs)
Em caso de dúvida sobre vacinas ligue SIV: 0800-148480



Avenida Paulista, 925
São Paulo, 01311-100, Brasil
(0xx)11 3171-0340

FORMULÁRIO ONLINE PARA O VISTO

Visto Índia

O pagamento das taxas precisam ser feitas em DINHEIRO, através de DEPÓSITO BANCÁRIO,  em qualquer agência do Banco Real/ Santander e somente neste banco. Nós recomendamos que o depósito seja feito um dia antes ao pedido do visto.
 
Detalhes da Conta Bancária:
Consulado Geral da India

Banco Santander
Agência: 4793 - SP - Bela Paulista
Conta do Banco número.: 130003802

Valor para o visto de turista válido por 6 meses R$145,00 + a taxa de Sedex de R$35,00  para retornar o passaporte caso a pessoa tenha residência fora de São Paulo ou Brasília.

Principais cidades: Puna

  • Passagem aérea internacional voando Classe econômica.

  • Passe de entrada por um mês inteiro no OIMR

  • Apartamento solteiro com lavanderia

  • Ingresso no programa escolhido com todas as garantias do OIMR

  • Carro Privado ou ônibus com ar- condicionado para os transfers.

  • Guia privado falando português em todo o circuito citado com assistência nos aeroportos.

Os serviços não incluídos:

  • Qualquer outro vôo internacional não mencionado

  • Bebidas, Lavanderia extra, telefonemas

  • Gorjetas para guias e motorista.

  • Qualquer outro item não expressamente mencionado.

  • ROTEIRO SUJEITO A ALTERAÇÕES E  CONFIRMAÇÃO DE DISPONIBILIDADE DE AÉREO E TERRESTRE.

  • NECESSÁRIO PASSAPORTE VÁLIDO POR 6 MESES

  • VISTO CONSULAR PARA A ÍNDIA

  • VACINA CONTRA FEBRE AMARELA

VOCÊ VAI PRECISAR DE PASSAPORTE VÁLIDO POR SEIS MESES!!!!

SE VOCÊ NÃO TEM PASSAPORTE:

Você vai precisar de: documento com foto (RG, habilitação, carteira de trabalho ou o passaporte anterior), título de eleitor. comprovantes de que votou nas duas últimas eleições, certificado de reservista e certidão de casamento para quem teve o nome alterado.

Você vai precisar: preencher o formulário de solicitação de emissão do passaporte na internet no site da Policia Federal: www.dpf.gov.br.

Depois de preenchido, ele vai gerar automaticamente a Guia de Recolhimento da União (GRU). Hoje, custa R$ 156,07, mas vai subir para R$ 188,40 nos próximos meses. A Polícia Federal promete entregar o passaporte em até SETE dias úteis.

SE VOCÊ JÁ TEM PASSAPORTE:

VERIFIQUE SE ELE ESTARÁ VÁLIDO PELOS PRÓXIMOS SEIS MESES E ENVIE-NOS UMA COPIA COM O NÚMERO DO DOCUMENTO.

DINHEIRO: COMO LEVAR??? 

 

Com a evolução dos cartões pré-pagos como VISA TRAVEL MONEY (VTM), os travelers checks estão em desuso. Existem várias opções para levar dinheiro à sua viagem internacional. No caso do Visa TravelMoney, ele funciona como um  cartão pré-pago recarregável. O viajante insere créditos antes ou até mesmo durante o passeio (deixando alguém autorizado a colocar crédito ou o próprio viajante através de email/pagamento dos Reais via internet). O VTM pode ser usado como cartão de débito nos estabelecimentos comerciais que aceitam a bandeira Visa ou para saques nos caixas eletrônicos (também credenciados a bandeira VISA) e, saca o valor na moeda local do país com a condição de uma tarifa de US$ 2,50 por saque, independente do valor que é sacado. O cartão é carregado pela nossa  Corretora de Câmbio, que é nosso parceiro e, o cartão pode ser feito nas moedas: Dólares, Euros ou Libras.

Você também pode levar seu  cartão de crédito, mas lembre-se que ele deve ser do tipo Internacional. Confira com seu banco (o telefone está no verso do cartão) se a função Internacional está habilitada antes de deixar o País, para não sofrer infortúnios.

Aproveite para verificar seu limite e avise qual destino vai visitar, para reduzir os riscos de ter o cartão bloqueado pelo sistema antifraude.

Além do VISA TRAVEL MONEY (VTM), é aconselhável que você leve alguma quantia em papel moeda. Caso seja necessário fazer câmbio, a troca poderá ser feita no próprio hotel onde você estará hospedado.

Para fazer a compra tanto da espécie como do cartão VISA TRAVEL MONEY (VTM), Informe seu desejo em adquirir este cartão que o indicaremos a um de nossos parceiros confiáveis.

MALAS

A Anac determina que na franquia por peças, em voos internacionais que partem do Brasil, cada passageiro tem direito a despachar dois volumes de até 32 quilos cada.

Mas companhias estrangeiras às vezes adotam normas de seus países e tentam restringir para duas de 23 quilos.

Evite problemas checando o limite no SEU PROGRAMA DE VIAGEM CONFORME O DESTINO QUE IRÁ PERCORRER. Pois em alguns destinos quando existem vôos domésticos somente será permitido UMA MALA de 23 quilos.

SEMPRE FAÇA A CHECAGEM COM SUA CONSULTORA DE VIAGENS NA REUNIÃO DE PRÉ- EMBAQUE PARA EVITAR PAGAMENTO DE MULTAS POR EXCESSO DE PESO.

PARA BAGAGEM DE MÃO:  O passageiro tem direito a uma mala, limitada pelo tamanho de 115 cm ou pelo peso (5 kg), dependendo da companhia aérea. Ela precisa caber no bagageiro da cabine do avião. Por precaução, leve sempre na bolsa de mão ao menos uma muda de roupa e itens que precisará no primeiro dia no destino (nunca sabemos se alguma mala pode ser extraviada).

Para produtos de higiene pessoal, vale lembrar da restrição para líquidos em voos internacionais: só estão liberados frascos de até 30 ml, armazenados em sacos plásticos transparentes.

O MOMENTO DO EMBARQUE: CHECK-IN

Neste dia faça a opção de  usar roupas leves e à prova do detector de metais. Não há nada mais desagradável que ficar indo e voltando no detector. Tente não usar e roupas com detalhes de metal.

Retire chaves, moedas e celular do bolso e coloque na bandeja. Evite as botasquase sempre os agentes pedem para tirar. Nos vôos internacionais o melhor é ter 3 horas livres antes da partida.

Não esqueça de levar seu passaporte, carterinha de vacina amarela para alguns destinos, voucher e seguro viagem entregues 48 horas do embarque.

CUIDADOS COM A ALIMENTAÇÃO E BEBIDAS

Evitar o consumo de comidas cruas caso tenha sensibilidade intestinal. Neste caso dê preferência aos alimentos cozidos. Somente beber água mineral, aberta preferencialmente na sua frente, refrigerantes e sucos naturais sem gelo.

Caso queira, tome Floratil 1 semana antes da viagem para ajudar a flora intestinal. 

EXTRAS

Água nos transfers

Refeições extras 

IMIGRAÇÃO: DOCUMENTOS X COMPORTAMENTO!

Quando fora do Brasil, que documentos devo ter em mãos???

Você deve andar colado em seu passaporte que DEVE estar válido por no mínimo seis meses, passagens para todo o percurso da viagem, (VOUCHER) e seguro internacional de viagem.

Leve recursos financeiros condizentes com o tempo de permanência.

O Ministério das Relações Exteriores aconselha que o viajante se vista de acordo com os padrões e a temperatura do país a ser visitado, para não chamar atenção. Mulheres devem evitar roupas decotadas.

TELEFONEMAS PARA O BRASIL.

Com seu número de celular habilitado para roaming internacional, você pode fazer e receber ligações e mandar SMS. Mas a conta será assustadora.

Se seu celular for desbloqueado, compre um chip no destino. Ligações para números do mesmo país serão baratinhas e um SMS para o Brasil terá preço local. Mas ligar para casa vai ser caro (o valor varia conforme a operadora).

Há a opção de cartão que vem com minutos pré-pagos para serem usados apenas em ligações internacionais. A vantagem é que você só vai precisar de um telefone público. Compre aqui no aeroporto ou, lá fora, em quiosques e lojas de conveniência.

COMPRINHAS X LOJINHAS!

A Receita tem mudado a regra para compras no exterior. Por isso, vale ficar atento.

Quem viaja de avião dispõe de uma cota  livre de impostos no retorno ao País. Por via terrestre, fluvial e lacustre.

Itens como tênis, roupas e cosméticos, comprovadamente para uso pessoal, não entram na conta, assim como uma câmera fotográfica e um celular por pessoa.

O benefício não vale para notebooks, filmadoras, iPad e TVs. Além do que pode trazer do  exterior é permitido gastar mais nos free-shops brasileiros.

Há restrições. Para produtos de até um valor mínimoo limite é de 20 unidades (desde que não haja mais de 10 idênticos). Acima desse valor, 20 unidades, com no máximo 3 idênticas. Bebidas têm limite próprio (12 litros), assim como cigarros: 10 maços, 25 charutos ou cigarrilhas e 250 gramas de fumo.

Recomendações Gerais

Veja as dicas abaixo para aproveitar ao máximo e querer repetir.

Você é turista – e deve se comportar como tal.
Isso significa ter respeito aos costumes e tradições do lugar visitado, por mais incomuns que sejam. Comprar uma viagem para o país não significa que teremos acesso à tudo. E para quem mora lá, é um dia comum. As férias valem só para você. Não tente infringir a lei local. O que não pode, não pode. Respeite as regras.

Você é turista – e isso é evidente.
Por mais que você se sinta cidadão do mundo, é fácil perceber que você é turista em um país estrangeiro. Por isso, desconfie de abordagens que tratam você como um local. Evite comprar de ambulantes e dê preferência às lojas estabelecidas no comércio local. É mais seguro e geralmente mais baratos. Caso tenha necessidade, peça ajuda ao guia para negociar para você o melhor preço.

Você é turista – e não deve baixar a guarda.
Existem malfeitores em todo o mundo, não só no Brasil. Por isso, sempre se deve cuidar muito bem de dinheiro e documentos. Uma boa política é tomar lá os mesmos cuidados que você toma aqui !

Você é turista – e quer aproveitar ao máximo.
Para isso, vale a pena se informar previamente das principais atrações dos lugares que irá visitar. Por exemplo: caso queira visitar a parte interna das Pirâmides é interessante avisar antecipadamente para a operadora aqui no Brasil. Quaisquer outros opcionais poderão ser adquiridos previamente antes da viagem aqui no Brasil também. Na eventualidade de você optar por algum passeio extra no local, comunique o guia. Ele dará todas as informações necessárias.

Você é mais que um turista – é um embaixador.
A imagem do Brasil no exterior é formada pelo conjunto de todos os turistas que visitam o estrangeiro. Dê a sua contribuição, deixando uma boa impressão.

DESEJAMOS UMA BOA VIAGEM E ATÉ NOSSA REUNIÃO DE PRÉ-EMBARQUE PARA ESCLARERCERMOS QUAISQUER DÚVIDAS.

Ícones da Osho Internacional

Find us on Facebook

Follow us on Twitter  Watch Web Videos Visit Osho Library

Imagens de Osho e textos extraídos de discursos, bem como, citações e descrições das Osho Meditações com permissão de:
Copyright © of OSHO International Foundation, Suiça
OSHO é uma Marca Registrada